quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Fotografia de 1981

Ficha do documento                                                      
Tipo da fonte - Fontes visuais
Data - 24- 04-1981
Autor - Elias Pereira da Silva ( sapateiro)                                               
Origem - Na casa do senhor Jairo Francisco da Silva.
Natureza - Documentos que não exprimem nada em particular mas possuem algum significado.






Explicação do documento

O documento encontrado é uma fotografia que foi tirada aproximadamente no dia 24 de Abril de 1981 o autor foi Elias Pereira da Silva. A sua natureza não exprimem nada em particular, mas possuem algum significado. Esta imagem foi encontrada na casa de Jairo Francisco da Silva no álbum de fotos dele, ele mora em São Roque do Paratigi Município da cidade de Rafael Jambeiro que é localizada na Bahia.
A fotografia encontrada ela tem 32 anos, é antiga, mas está mostrando colorida porque nesse tempo as pessoas que tinham mais condições podiam comprar maquinas de tirar foto colorida . A fotografia ela sofreu algumas alterações, mas não foi modificada.
O documento está mostrando como era o Município de São Roque há 32 anos atrás, tinham poucas casas a estrada era de chão e tinha muitas árvores, plantas e animais, não tinha água encanada eles tinha uma única fonte de água que eles usavam para lavar, cozinhar e beber que era o " tanque " a água do tanque era limpa e cristalina e os moradores eles tinham muito cuidado com essa água eles faziam de tudo para deixar ela limpa sem nenhuma poluição, porque era o único meio de água potável que eles tinham perto. As casas eram construídas de adobe e tijolos algumas eram pintadas outras não eram, tinham poucas vendas e os moradores eles comprariam seus alimentos em Santo Estevão comorbolachas, doces, bebidas... e os transportes que eles tinham era os animais, apesar de que essas pessoas eles plantariam para se alimentar os alimentos deles era da agricultura nesse tempo a terra era mais fértil e tudo que eles plantavam colhiam.
De alguns anos pra cá o município foi crescendo e começaram colocar rede de água nas casas. Todos os moradores já tinham água potável em sua casa e não tinha, mas o que se preocupar, e não se importaram mais com a água do tanque começaram dá banho nos animais dentro da água e os animais faziam côcô e urinavam dentro da água e com o passar do tempo foi poluindo cada vez mais, a água ficou impossível de ser utilizada e teve um ano que o tanque secou pela primeira vez, os moradores reuniram e tiraram a lama dele e o deixou limpo, ai choveu e encheu de novo e o tanque demorou para secar
Com o tempo o município foi crescendo muitas pessoas construíram casas, lojas, mercados, lanchonetes, escolas e foi cortando as arvores e desmatando. O lugar em que foi tirada a foto ficou muito diferente de como está agora, quando a fotografia foi produzida não ocorreu nenhum evento importante, a foto foi tirada como lembrança de quando Jairo Francisco da Silva tinha 13 anos de idade e como era o lugar onde ele viveu sua infância.

Este documento é muito importante porque nele está mostrando como era a vida dos nossos familiares antigamente e como era o Município e o que mudou a 32 anos atrás pra como está agora.

Adailma e Jaene





2 comentários:

  1. O blog foi uma forma de mostrar todos os trabalhos feito na turma do segundo ano, falando sobre a historia do município de São Roque do paratigi. Eu gostei muito porque esta mostrando e falando como era o município muitos anos atrás. As ruas as casas , o dinheiro e os documentos como eram antigamente, e os acontecimentos que marcaram a época. As coisas eram bem diferentes do tempo de hoje, o dinheiro eram chamados de cruzeiro, cruzado, mil réis, centavo, carimbo e hoje é chamado de real, moeda e dólar. As pessoas vestiam a melhor roupa para tirar foto e hoje quando nós quisermos tirar foto nos tiramos. O título de eleitor era bem grande diferente do de hoje. Um dos acontecimentos q marcaram a época foi a morte de Tranqueado Neves e a secagem do tanque, que era a única fonte de água potável dos maradores, eles utilizavam a água para fazer varias coisas e quando o taque secou eles ficaram desesperados. O blog facilitou bastante o meu entendimento sobre as coisas antigas e a história do município de São Roque e como os nossos pais, avos viviam antigamente. Mais agora esta tudo diferente, se pararmos para pensar vamos ver que a nossa vida mudou bastante, com a tecnologia e a modernidade e o município também sofreu essas mudanças com o passar do tempo. JAENE ALCÂNTARA

    ResponderExcluir
  2. Essas pesquisas que ocorreram durante a segunda unidade pelos alunos da 2ª série foram muito importante para conhecermos mais um pouco sobre o passado de nossos familiares e de amigos do setor de São Roque. Vermos ao longo das pesquisas muitas história; mas a que mim chamou mais atenção foi quando o taque do São Roque que abastecia toda a comunidade secou pela primeira vez. Os moradores se reuniram para fazer um momento de oração para que Deus mandasse chuva, porque todo aquele pessoal da comunidade estava sofrendo com uma grande seca. Naquela época as ruas não eram calçadas, as casas mal estruturadas, não tinha igreja só havia um cruzeiro no centro da comunidade. As pessoas se arrumavam em datas importantes para poder tirar uma foto, todos os domingos tinha feiras livres com vendas de animais, feijão , farinha ,milho entre outros. Esses foi um pouco do meu entendimento sobre aquela época. ADAILMA SILVA

    ResponderExcluir